sábado, 7 de janeiro de 2012

Carauari sofre com deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas


O deslizamento de terra é o processo que envolve o desprendimento e transporte de solo encosta abaixo. Na verdade, são fenômenos naturais e causam problemas imediatos para a população pobre ou rica e também para o Meio Ambiente.
A cidade de Carauari como todas as cidades amazônicas, está localizada em uma região de solo arenoso, facilitando assim o aparecimento de erosões provocadas pela chuva. Em consequência deste rigoroso inverno chuvoso varia áreas de barranco estão cedendo, provocando grandes deslizamentos de terra, colocando em risco de desmoronamento vários locais habitados da cidade.
Há pelo menos cinco áreas na cidade afetadas com os deslizamentos, na Rua Luiz Catolé Bairro Samuel Amaral diversas moradias estão em risco de desmoronamento; a Rua São Francisco ligamento do Centro com o bairro Samuel Amaral já foi partida ao meio a Rua Benjamin Constant corre o risco
 de interdição. O maior problema está acontecendo na Rua Jorge Alves, onde uma casa e um açougue já foram arrastados pela chuva e diversas outras moradias correm o risco de desmoronamento.
O Prefeito Francisco Costa através do decreto N  084  de 30 dezembro de 2011 elevou o município ao estado de emergência, acionou a defesa Civil do Estado e solicitou junto aos governos federal e estadual a construção de um novo bairro para acomodar as famílias que residem nas áreas de risco e o ressarcimento imediato das famílias que perderam suas propriedades por consequência das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário