quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HRT e TNK-Brasil celebram acordo com a Petrobras

Parceria inédita consolida mais um passo para monetizar gás da Bacia do Solimões

MANAUS, 15 de outubro de 2102 - A Petrobras, a HRT O&G e a TNK-Brasil assinaram hoje protocolo de intenções para a monetização do gás da Bacia do Solimões (AM), onde se concentra a segunda maior reserva do país. A solenidade teve a participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do governador do Amazonas, Omar Aziz, e dos presidentes da Petrobras, Maria das Graças Foster, da HRT, Marcio Rocha Mello, e da TNK-Brasil, Michael Morgan.

O objetivo do Protocolo é integrar esforços para avaliar a viabilidade técnica, econômica, ambiental, financeira, jurídica, regulatória e tributária para a implementação da monetização do gás natural vinculado às concessões em áreas contíguas ao Campo de Juruá , visando à elaboração de um modelo de negócio denominado Projeto Solimões. O Protocolo prevê a elaboração de um plano de trabalho, em até 30 dias, que definirá atividades e cronogramas referentes ao projeto. O Protocolo tem prazo de vigência de 6 meses, podendo ser prorrogado mediante aditivo e não acarreta obrigação de firmar negócios futuros.

– “A união de esforços e expertise das três companhias, com o apoio do governo do Estado do Amazonas e do Governo Federal, representa um passo importante para o desenvolvimento da indústria de gás natural do Brasil e consolida o avanço da HRT e da TNK-Brasil na estratégia de monetização de seus ativos na Bacia do Solimões”, comentou Marcio Rocha Mello, Diretor-Presidente da HRT.

No mês passado, a HRT comunicou ao mercado que o teste de formação do poço 1-HRT-9, na Bacia do Solimões, indicou um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia na estrutura, quando atingir sua fase de desenvolvimento. É um dos melhores poços já perfurados e testados em área terrestre do Brasil, levando-se em conta a qualidade do reservatório. A descoberta representa a abertura de uma nova área de exploração a sudoeste da Bacia do Solimões. Registre-se que Solimões produz óleo e gás há 25 anos, sendo atualmente a maior produtora de gás e a quinta de óleo condensado do Brasil.

A presença da Petrobras na região é uma clara demonstração de qualidade do ativo. Segundo levantamento produzido com base em informações da ANP (Agência Nacional de Petróleo), conclui-se que a HRT dispõe de dois poços de gás terrestre de uma lista dos 10 maiores do país. A TNK-BP é a terceira maior produtora de petróleo na Rússia e está entre as 10 maiores companhias do mundo. A petrolífera investiu, através de sua subsidiária brasileira, US$ 1 bilhão na parceria com a HRT para a exploração de 21 blocos na Bacia do Solimões, por identificar nesse empreendimento uma excelente oportunidade para investir.

Com o memorando de entendimentos, abre-se uma enorme possibilidade de se viabilizar economicamente o gás, trazendo emprego e renda para a Região Amazônica, sem descuidar dos rígidos protocolos de respeito ao meio ambiente. A HRT aposta no progresso do Brasil e na melhoria da qualidade de vida do seu povo.

Sobre a HRT

O Grupo HRT é composto por uma das maiores empresas independentes de exploração e produção de óleo e gás natural do Brasil. A HRT Participações possui oito principais subsidiárias: a IPEX (Integrated Petroleum Expertise Company Serviços em Petróleo Ltda.), a HRT O&G Exploração e Produção de Petróleo Ltda., a HRT Netherlands B.V., a HRT África Petróleo S.A., a HRT América Inc., a Air Amazônia Serviços Aéreos Ltda. e a HRT Canada Inc. A Companhia detém 55% de participação em 21 blocos exploratórios localizados na Bacia do Solimões. A HRT também é operadora de dez blocos exploratórios na costa da Namíbia: oito blocos na Sub-Bacia de Orange e dois blocos na Sub-Bacia de Walvis. A HRT possui uma equipe composta por doutores e mestres em geologia, geoquímica, geofísica, biologia e engenharia, sendo a maioria deles ex-funcionários da Petrobras e da ANP. A HRT está comprometida em minimizar os possíveis impactos ambientais nos locais onde atua. O compromisso com as comunidades locais passa pela redução dos impactos das operações nas condições de saúde, segurança e qualidade de vida. Para mais informações, acesse o site www.hrt.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário